Muito obrigado! – O papel da gratidão

Tchau, 2021. Mas, calma, antes de nos despedirmos deste ano definitivamente, é preciso refletir e entender todas as marcas que ele deixará em nossa história, tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Por exemplo, foi um ano triste e cheio de perdas devido à pandemia, que trouxe uma segunda onda da doença ainda mais devastadora. Ao mesmo tempo, nos deu a vacina, que amenizou casos e mortes, nos devolveu a segurança e diminuiu as mudanças da nossa rotina – que chegou a ser batizada de “novo normal”, lembra?

2021 teve a mesma dualidade para as empresas. Muitas, infelizmente, não conseguiram superar os impactos financeiros e precisaram fechar as portas, causando demissões. Ao mesmo tempo em que levou organizações a um patamar de performance nunca antes visto, pois os gestores precisaram se reinventar, se dedicar ainda mais e traçar novas estratégias para se manter no mercado.

Você é grato ao quê? À sua vida, aos bens que conquistou, às experiências vividas, às pessoas que te apoiam?

É preciso dizer “muito obrigado” à nossa existência – hoje ainda mais valorizada e cultivada – ao que vivemos, aos aprendizados, oportunidades, alegrias… Devemos, também, ser gratos às tristezas. Sim! Em momentos difíceis, aprendemos a conhecer mais sobre quem somos, nossas fraquezas e reações. Mas, principalmente, nos ajudam a sermos mais fortes.

A gratidão, do ponto de vista científico – onde também é vista por diversos estudos da Psicologia Positiva – reúne crenças de profunda apreciação e emoções positivas. As experiências intensas de agradecimento – ao que é mais tangível ou menos tangível – possuem o poder de conectar-nos ao sentido e propósito de nossas vidas e nos conduz a estados emocionais que favorecem a felicidade, o otimismo e o autocontrole.

Agora, nesta reta final onde já é possível ver lá no horizonte o novo ano que está prestes a chegar, devemos autorizar que todos estes sentimentos positivos que conquistamos por meio da gratidão nos pertençam para, então, entrar com o pé direito e começar mais uma fase incrível de nossas vidas pessoal e profissional.

Conte com a Expertise – Gestão de Pessoas para isso. E receba, claro, nosso muito obrigado pelo apoio, confiança e amizade. Agora sim: bem-vindo, 2022!

Camila D. Crema é diretora da Expertise Gestão de Pessoas, psicóloga, coach e tem entre suas forças de assinatura de personalidade, a gratidão.

3 comentários em “Muito obrigado! – O papel da gratidão”

  1. Olá Cá,
    Amei o texto, me vez refletir em minutos todo um processo vivido nesse ano que está terminando, e só tenho agradecer os momentos em que tivemos juntas mesmo que por mensagem, esse ano até um teste rolou rsrs...Obrigada por enviar esse breve texto, com muitos significados, sou grata por tudo que vivi em 2021 e que venha 2022 com muitas outras conquistas e novos desafios.

    Um beijo grande, um lindo e abençoado 2022 para você e sua linda família!

  2. Alexandre Marques Ferreira

    Sou grato a vcs da expertise , principalmente a vc Camila por estar me ajudando a ser não só um profissional melhor como também um ser humano mais flexível e compreensivo🤝

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.