Práticas de RH​

Práticas de RH

São ferramentas de gestão de pessoas, estruturam a empresa, solidificam o negócio e dão diretrizes para lidar com os desafios diários.
Algumas práticas que poderão ser implantadas na sua empresa:

Endomarketing

Ferramenta que busca adaptar estratégias do marketing para que a empresa mantenha um relacionamento com o público interno, visando a melhoria do desempenho e da produtividade dos colaboradores. O seu papel é atrair, motivar e reter o colaborador, bem como estimulá-lo a ter mais comprometimento e identificação com a cultura e valores da empresa, isso tudo para gerar um ambiente de satisfação com as condições de trabalho. Quando em sintonia com as metas da empresa, o colaborador tende a sentir-se valorizado e verdadeiramente importante dentro da equipe, aumentando seu empenho nas responsabilidades rotineiras e gerando maior resultado.

Comunicação interna

A comunicação auxilia na consolidação da imagem da empresa perante os colaboradores, promove satisfação e mais comprometimento com as tarefas, além de estimular a participação e a parceria de todos eles. Dessa forma, a comunicação interna faz com que a equipe trabalhe em conformidade com os objetivos da empresa, tornando o trabalho, um lugar com um bom clima organizacional e profissionais engajados transmitindo uma imagem positiva para clientes e fornecedores, pois os colaboradores se tornam embaixadores da marca.

Estruturação de cargos

Um desenho que estrutura cargos, esclarece sobre atividades de trabalho e detalha sua rotina. Além disso, a estruturação de cargos e salários permite que cada profissional tenha uma visão de qual trajetória seguir, sua evolução salarial e perspectiva de carreira. Pode ser considerado, ainda, uma ferramenta de padronização, tendo em vista que incentiva o profissional a se empenhar a partir do que conhece, e procurar sempre novas conquistas dentro de sua área, já que conhece os melhores caminhos de sua carreira dentro da empresa. Todo esse processo proporciona desenvolvimento profissional, equilibra o clima organizacional da empresa, deixa claro quais os critérios da empresa em relação aos seus cargos.

Cultura organizacional

A Cultura Organizacional existe para definir a identidade que vai destacar sua empresa no mercado por seus diferenciais, sendo necessário definir como a organização quer ser vista pelos clientes e público. Assim, reúne-se as principais características da empresa e as sintetiza nas definições de missão, visão e valores, tornando claro seu propósito, o que acredita, o que pratica e o que valoriza. Essa síntese deve ser levada em consideração em cada processo e deve ser divulgada aos colaboradores, para que compreendam o que é esperado deles e como devem agir para alcançar resultados.

Manuais

A criação de um manual é o que registra a política e regras da empresa, norteando as ações e o comportamento corporativo, o que propicia a transparência da organização. A Expertise cria e documenta manuais e políticas relacionadas à gestão de pessoas de forma padronizada. Assim, ao saber como funciona e como é a cultura da empresa, promove um melhor clima organizacional, disseminando os valores e alcançando melhores resultados. Exemplo de manuais: Conduta e Código de Ética; Integração para novos funcionários; Bolsa de estudos; Atendimento; entre outros.

organograma

Organograma é um desenho estratégico da estrutura organizacional de uma empresa. Tem o propósito de apresentar a hierarquia e as relações entre diferentes setores da organização, no qual deixa mais claro os processos e funções desempenhados por cada funcionário. Assim, essa estrutura ajuda a esclarecer dúvidas sobre a organização da empresa proporcionando transparência aos membros, parceiros, fornecedores, colaboradores e clientes.

pesquisa de clima

A pesquisa de clima organizacional permite avaliar com precisão a qualidade do ambiente de trabalho e a cultura organizacional para medir o grau de satisfação do colaborador. Dessa forma, a pesquisa faz com que os funcionários sejam ouvidos. A partir do resultado da pesquisa, a consultoria propõe plano de ação estratégico para elevar a satisfação interna e implantar práticas de pessoas sempre alinhadas a cultura organizacional.

Trajetória de carreira

Uma boa trajetória de carreira para os funcionários tem o poder de reter talentos na empresa, desenvolver ao máximo o potencial de cada colaborador, engajar funcionários e alinhar os objetivos organizacionais. O profissional pode saber as etapas pelas quais terá que passar para conquistar determinada posição desejada. Assim, o colaborador se sente motivado a trabalhar o seu desenvolvimento e traçar metas mais claras para alcançar seus objetivos.

Expertise - Gestão de Pessoas

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