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Você sabe o que é empatia?

23/01/2019 0 comentários

Entre os 5 pilares da relação interpessoal, assunto já trabalhado em nosso BLOG, temos a Empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e com isso tentar compreender o que se passa em sua mente a partir de suas crenças e valores.

Para isso, é preciso ser um bom ouvinte, observador e ter interesse em ajudar ao próximo. A empatia combate o individualismo e desenvolve o sentimento de comunidade, de grupo, tão importante para a saúde das organizações.

Com o exercício da empatia podemos reduzir, por exemplo, o preconceito e a autoridade, que promovem a distância e a negação.

Ao nos colocarmos no lugar do outro no mundo corporativo, expandimos a nossa capacidade de compreensão dos desafios organizacionais provocados por fatores externos ou mesmo internos, derivados de processos, rotinas ou até da cultura e ambiente empresarial.

Nesse momento serão revelados diversos fatores que simplesmente ignorávamos anteriormente por não viver a realidade de uma pessoa do quadro de colaboradores. Isso acontece pois, normalmente, olhamos para tudo com base em nossas experiências e conhecimentos e essa bagagem difere em cada um de nós.

Para desenvolver a empatia é fundamental focar na habilidade de aceitar o diferente e conviver com a diversidade. Além de promover a evolução de nossas relações interpessoais, esse processo vai ajudar muito ao entrar numa sala de reuniões, por exemplo, para uma apresentação de projetos certamente será mais fácil transmitir a mensagem de forma clara para cada membro da plateia.

A empatia também contribui para a liderança, o antigo líder, autoritário, está sendo gradualmente substituído por aquele que consegue se comunicar bem com seus liderados e todas as pessoas das organizações.

É necessário observar colegas, subordinados e superiores para desenvolver a habilidade de ser empático com cada um e, dessa forma, transmitir as informações específicas de forma adequada aos seus papéis na empresa e bagagem individual.

Ser empático demanda sensibilidade, inteligência emocional, vontade de colocar no lugar do outro e experimentar um novo olhar. A boa notícia é que essa habilidade pode ser desenvolvida, mas precisa também ser cultivada.

Para desenvolver a empatia da liderança e toda equipe de sua empresa, conheça as ferramentas e treinamentos oferecidos pela Expertise. Entre em contato conosco para saber mais, ligue (18) 3222-6033 e marque uma reunião sem compromisso.

As organizações têm muito a ganhar com o desenvolvimento da empatia em seus colaboradores. Os resultados são o alinhamento entre líderes e suas equipes, coesão no time, minimização dos conflitos internos, processos mais ágeis e efetivos, além do melhor entendimento das necessidades de clientes e parceiros comerciais. Conquiste resultados ainda melhores com esse um importante diferencial de mercado, a empatia.

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