Estou simplesmente encantada com as minhas últimas leituras e gostaria de compartilhar com você algo muito especial que descobri ser possível, na prática, para ser mais produtivo em qualidade e agilidade, além, é claro, de se sentir mais ajustado às demandas atuais de velocidade e entrega a qualquer custo.
Quer saber como conquistar tudo isso? Descomplicando! Calma, eu explico…
Percebi que a procrastinação, na maioria das vezes, é um modo de autossabotagem extremamente eficaz, pois, deixando nossas atribuições ou tarefas em espera, criamos um ciclo infindável de fracasso e escassez de energia, apoiado na sensação real de ineficácia e até incompetência.
Por isso, faço aqui um apontamento de realizações simples que podemos alterar na rota das nossas emoções de autoeficácia para, de uma vez por todas, partir para altos resultados com base na simplicidade da atitude do fazer.
Começar: não importa o tempo que você tenha ou a complexidade do que tem que realizar, simplesmente comece – isso trará a energia, a faísca para terminar suas atividades. Aqueles primeiros segundos antes de começar valem muito. Só faça.
Simplificar: remova qualquer passo dentro do processo que possa atrapalhar seu pensamento focado na solução.
Definir: tenha claramente aonde quer chegar com cada ação, determine o resultado esperado de cada atividade e como vai saber que chegou ao fim de um projeto.
Inverter: ao invés de se perguntar “Por que isso é tão difícil?”, inverta o raciocínio para” E se isso pudesse ser mais fácil?”. Procure a abordagem direta e torne possível o impossível.
Libertar-se: abandone os fardos emocionais, perdoe o que precisa ser perdoado e deixe ir o que não tem mais espaço ou utilidade na sua vida.
Desfrutar: combine atividades mais essenciais com as mais agradáveis, torne os momentos especiais e crie uma experiência positiva de todas as suas relações.
Aprender: entenda os princípios e não apenas dados, métodos e fatos, compreenda profundamente o básico e depois aplique-o várias vezes.
Confiar: tenha pessoas com integridade, inteligência e iniciativa com você em todos os seus projetos, permita que a relação humana se estabeleça na presença e engaje as pessoas para o seu propósito.
Assim, acredito que, se descomplicarmos, podemos usar nossa inteligência e energia para alcançar grandes objetivos e nos relacionarmos com nossa verdadeira essência.
Todos somos merecedores de viver uma vida plena de resultados, amor e significado!
Ah, e para quem ficou interessado sobre as leituras que citei no começo deste texto, recomendo os livros “Essencialismo” e “Sem esforço”, ambos do autor Greg Mckeown.
Roberta Cavalcante Gomes é psicóloga, coach e diretora da Expertise Gestão de Pessoas e acredita que nossa relação com o mundo depende do amor que temos por cada um.